sábado, 13 de novembro de 2010

Abóboras


Queijos



Docinhos






Salgadinhos





Elementos de cena - "Bodas de Ouro"

Olá pessoal! Depois de um mês bastante puxado, eis aqui algumas fotos atualizadas de trabalhos (recentes) encomendados pela Professora Maria Cardoso (Escola de Ballet Maria Cardoso) para o espetáculo intitulado "Bodas de Ouro" realizado nos dias 05,06 e 07 de novembro no Teatro Alberto Maranhão.
Peru da Ceia
ANTES

 DEPOIS



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Biju com latinhas de cerveja

Esses brinquinhos foram confeccionados com latinhas de cerveja, matéria prima que tenho de sobra, doadas pelo maridinho. As bases do brinco são reaproveitadas. Sabe aquele par de brinco velho que vc não usa mais? então...O resto do passo-a-passo é muito simples. Primeiro, separe o material necessário.
Material Necessário:
02 Latinhas de CERVEJA (a latinha de refrigerante não serve pois é DURA)
01 Par de base para brincos (reaproveitadas ou compradas em armarinhos)
Alicate
Tesoura amolada
Passo-a-passo:
Corte os dois fundos das latinhas de cerveja. O tamanho do circulo vai de acordo com o seu gosto.Os dois tem que ficar iguais. Dê um pequeno polimento nas bordas com bombril para evitar cortes. Depois, com a ponta da tesoura, faça um furinho em cada círculo, com muito cuidado pra não cortar a latinha. Com a ajuda de um alicate coloque a base dos brincos nos círculos...e pronto! Agora é só usar e exibi-los para as amigas   
Dicas =D Com o fundo e o lacre da latinha é possível confeccionar várias bijus como: cintos, pulseiras, colares e outros, basta usar a criatividade.



Nega Maluca

Bonequinha feita em garrafa pet com jornal, rolinhos de papel higiênico, sementes e lacres. Assim que tiver mais tempo disponibilizo o passo-a-passo.




Esculturas em Jornal

Esculturas de bichinhos em jornal feitas para um aniversário em 2007. Depois da festinha, fui convidada para expôr as peças na Igreja do Rosário dos Pretos (centro da cidade) e enseguida no Hospital Walfredo Gurgel, batendo recorde de visitas. Muitos não acreditaram que os bichinhos fossem feitos de jornal e fita adesiva. A maioria achava que dentro havia algum tipo de estrutura (arame, ferro, pau, garrafas...) que sustentava-os em pé. Mas não! Podem acreditar: os animais são feitos apenas de jornal, fita adesiva e GRUDE!




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Docinhos Cenográficos

Algumas das peças prontas para o espetáculo teatral da Escola de Ballet Maria Cardoso. Tudo feito com jornal, cola caseira e fita adesiva





Avental de contação de historinhas


Olá, posto aqui mais fotos de um trabalho feito (ano passado) com carinho para uma cliente. Um aventalzinho para contação de história. São 5 historinhas com cenários individuais: Rapunzel, João e Maria, Os 3 Porquinhos, A Princesa e o Sapo e Chapeuzinho Vermelho.  O avental possui 3 bolsos grandes embutidos para guardar os 18 dedoches de personagens já incluso. Alguns itens são removíveis (velcro).


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cola Caseira

Essa receita de cola caseira é do tempo da minha vó. Recorro a ela constantemente em meus trabalhos pois como uso muita cola, o custo é mais baixo. Substitui a cola branca com eficiência. Não tem cheiro e é muito macia. Excelente para trabalhos manuais com crianças. 

 
Cola Caseira

1 copo de água (tipo) americano.

1 colher de sopa (generosa) de farinha de trigo

1 colher de sopa de vinagre


Modo de fazer:
Misture tudo num papeirinho e vá mexendo,sem parar, por mais ou menos 10 minutos até obter um mingau (notar se está desprendendo da panela).Desligue o fogo e acrescente 1 colher de vinagre. Mexa bem. Se preferir pode passar pelo coador.Deixe esfriar. Pode ser guardada na geladeira por mais ou menos 15 a 20 dias, em pote fechado.

Essa cola pode ser usada na papietagem com coadores de café, papel de seda, papel crepom, revistas e jornais) decoupage em mdf...

Vc tb pode substituir a farinha de trigo pela maizena ou goma de mandioca.

Tinta Caseira II

Material Necessário:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açucar
1 xícara de maisena
1/2 xícara de água fria coloque aos poucos
Anilina vegetal
Água morna

Modo de Preparo:

Em uma tigelinha misture a farinha e a maizena. Acrescente água fria e bata bem, na mão ou na batedeira. Depois junte à mistura um pouco de água quente para afinar a massa. Separe em quatro potinhos diferentes e misture a anilina. Pingue algumas gotinhas de limão para conservar. Mantenha os potinhos bem fechados.

Tinta Caseira


Mais uma ótima dica de receita para fazer com a criançada. Essa eu ainda não experimentei. Peguei de um outro blog e adaptei.

Material Necessário:

1 litro de água;
1 xícara de chá de farinha ou amido de milho;
3 colheres de sopa de vinagre;
Anilina (diversas cores).

Modo de Preparo:

Em um papeirinho despeje a farinha e dilua com a água, depois leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um mingau uniforme, nem muito ralo nem muito grosso. Depois desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de frio junte o vinagre. Distribua a massa em potinhos plásticos e acrescente a anilina (uma cor por potinho). Mante-los bem fechados. Pode ser conservado por aproximadamente 1 mês.



Para usar, distribua folhas ou pedaços de cartolina entre as crianças. Retire a tinta do pote com uma colher e esqueça os pinceis. Deixe que usem as mãos. Coloque os trabalhos para secar à sombra. Depois faça uma exposição e prepare um lanche especial para os artistas =D

Massinha de Modelar Caseira


Boa noite à todos!!! Faltando menos de uma semana para o Dia das Crianças \0/ resolvi postar aqui no blog algumas receitas para que você, mamãe ou papai, possam fazer com seus filhos. O preparo das receitas podem se tornar uma atividade bastante divertida. Pra começar, que tal organizar uma caça ao tesouro, ou melhor uma caça aos materiais necessários, em sua cozinha? Prepare o local, separe os utensílios a serem utilizados, solte sua imaginacão e mãos a obra!!! A receita a seguir pode ser feita pela própria criança com o auxílio dos pais.

Material Necessário:

02 xícaras de farinha de trigo sem fermento
01 xícara de sal
02 colheres de sopa de óleo vegetal ( de cozinha)
Suco em pó para dar cor (ou se preferir, corante alimentício)
Água

Modo de Fazer:

Em um recipiente despeje a farinha e o sal. Misture bem os dois ingredientes para que fiquem bem homogêneos. Em uma xícara, dilua duas colheres de suco em pó na água, depois acrescente-a na mistura. Sove bem a massa. Pra saber se já deu o ponto, pegue um pedacinho da massa e modele com a mãos (a massinha fica tipo massa de biscoito). Se ficar seca ou quebradiça, acrescente mais água. Acrescente o óleo para ajudar a soltar a massa da tigela. Se quiser cores mais fortes, adicione mais suco em pó. Você pode utilizar várias tons de suco para obter diferentes cores:

Abacaxi - Amarela
Uva - Roxa
Tangerina - Laranja
Tutti-frutti - Rosa
Limão - Verde
Frutas Vermelhas - Vermelha

Sua massinha já está pronta para ser modelada. Se quiser conservá-la distribua a massa em potinhos secos com tampinhas. Além de super macia e cheirosa, a massinha é atóxica e não causa danos à saúde. Portanto, não precisa arrancar os cabelos se seu filho menor de idade levar a massinha à boca!

sábado, 27 de março de 2010

Cobrinha com tampinhas coloridas

Essa cobrinha é muiiiiiiiiito, mais muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito simples de fazer. Vc vai precisar de:

Material:

- 40/50 tampinhas coloridas de garrafa pet
- 01 furador
- 01 cordão, vc escolhe o tamanho, quanto maior a cordinha, maior o número de tampinhas
- 02 copinhos de café
- Tinta guache da sua preferência

Modo de fazer:

Fure todas as tampinhas no centro. Passe o cordão, uma por uma e depois dê um nó. Fure os copinhos de café e passe a cordinha pelo furinho. Dê outro nò, esse tem que ser bem firme para não solta. O mesmo faz com a outra ponta da cordinha e o outro copinho de café sendo que a cordinha tem que ficar um pouquinho comprida para que a criança possa puxá-la. Faça o acabamento pintando com tinha guache ou a que lhe convir. Os olhinhos podem ser pintados ou comprados em armarinhos. Aguarde a secagem e...pronto! É só colocar a cobrinha para rastejar. Vc pode fazer vários movimentos com o cordão. Use a imaginação!