segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quebra-Cabeça de Papelão e Revista

Mais um brinquedo bolado para a Oficina do Dia das Crianças: Um quebra-cabeças de papelão e revista. Facinho facinho de fazer. Segue abaixo o passo-a-passo

Material:

Pedaço de papelão (cereal, sabão em pó, eletrodoméstico...)
Foto de revista bem bonita e colorida
Fita adesiva larga ou papel contato
Cola
Tesoura
Lápis Grafiti

Passo-a-passo:
Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de puzzle de modo que uma encaixe na outra. Passe fita adesiva larga ou papel contato para conservar o quebra-cabeças. Mas atenção: bastante cuidado nessa hora. Use a técnica de alisar para não empelotar!



Recorte com cuidado. Depois monte e coloque um peso em cima para ficar mais rente. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra-cabeças!



Curiosidades sobre o jogo:

O quebra-cabeça é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. Acredita-se que a história começou quando no século XVIII um cartógrafo colou um mapa a uma tábua de madeira.


JigsawPlanet é um aplicativo online que permite criar um quebra-cabeça a partir de qualquer imagem. Quanto maior a imagem maior o número de peças para montar. O resultado é um jogo que você poderá enviar por email para os seus amigos ou compartilhar com visitantes de seu site ou blog...Para criar o seu puzzle use o Internet Explorer. Clique aqui ou no ícone acima para entrar no site.

Como criar:
No campo "Your Image" indique qual foto deseja transformar em quebra-cabeça, dê um nome e clique em "create". A foto não deve ter mais de 2 mil pixels de largura. Em "Advanced Setting" você pode determinar o grau de dificuldade (de 10 a 120) e o formato das peças. Após criar o quebra-cabeça você pode optar entre play (jogar) e more. Na segunda alternativa existe a opção "enviar por email" ou colocar num site ou blog.

Um comentário: